Pular para o conteúdo principal

Introdução



Introdução

Sou um Pai de paciente com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e o intuito desse blog é trazer experiências cotidianas de como lidar com pacientes com TOC e esclarecer um pouco mais sobre a doença e suas consequências na vida do paciente. O TOC é uma doença que afeta muitos jovens. Já vi vários livros e artigos sobre vencer o TOC e acredito que o caminho seja conviver, caminhar com ele, aceitar que ele existe e não se submeter a regras impostas por pensamentos obsessivos relacionados a essa doença.


Agora vamos falar um pouco sobre a doença:

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma perturbação mental caracterizada por obsessões e compulsões. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes que provocam na pessoa ansiedade ou mal-estar. A pessoa sente a necessidade de ignorar ou suprimir a ansiedade causada por essas obsessões através de pensamentos, rotinas ou atividades repetitivas denominadas compulsões ou rituais. As obsessões mais comuns são o medo de contaminação por germes, sujidade ou produtos químicos, medo de contrair uma doença, medo de prejudicar outras pessoas de forma acidental ou intencional ou medo de cometer um erro grave As compulsões mais comuns são lavar as mãos ou limpar compulsivamente para diminuir o medo de contaminação ou de contrair uma doença; confirmar repetidamente as coisas para diminuir o medo de prejudicar outrem ou de cometer um erro; e ordenar, organizar por determinada ordem, contar ou repetir compulsivamente nomes, frases ou rotinas para diminuir a ansiedade. A maior parte dos adultos com TOC está consciente que os comportamentos não fazem sentido.
fonte: wikipedia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeos e livros

Vídeos e livros sobre TOC Palestra sobre TOC https://www.youtube.com/watch?v=Ar4BFRW3CYw https://www.youtube.com/watch?v=jbYs40cskr4 Livros

Protocolo

Protocolo       Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v29s2/art5

Quando a dúvida persiste

Quando a dúvida persiste         Uma das maiores consequências dos pensamentos intrusivos é o fato de provocar uma angustia e ansiedade grande no paciente que tem TOC, provocando dúvidas sobre o futuro. O paciente acha que um gesto ou uma ação sua pode provocar algo de ruim para si mesmo.        Acredita que suas pequenas ações modificam o futuro trazendo episódios ruins em sua vida. Com essa dúvida, ele acaba indagando as pessoas ao seu redor para saber se é possível tais fatos acontecerem. Só se tranquilizam quando escutam que não vai ocorrer nenhum mal a eles ou a outras pessoas. Esse processo todo apresenta muita ansiedade ao paciente e ele repete esse ciclo várias vezes dentro de um dia.         Por mais que escute que não vai acontecer nada ele ainda crê nos pensamentos intrusivos.