Pular para o conteúdo principal

Família



Família




A acomodação familiar é algo muito preocupante que acontece com os familiares de quem tem o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Normalmente a rotina da família muda e os familiares acabam aceitando as alterações cotidianas por causa das ações do paciente. É normal a família reforçar as falas repetidas sobre o mesmo assunto, validar dúvidas, dar um ambiente propício às manias.  


A família também necessita de um acompanhamento terapêutico e até medicamentoso para suportar todas essas mudanças. Os familiares devem sempre evitar a participação ou a facilitação nas compulsões do paciente, devem também evitar fazer tarefas simples dos pacientes e não assumir responsabilidades que são deles.


Tudo isso é muito difícil, pois é praticamente impossível que não haja mudanças na rotina familiar devido ao TOC. Mas é essencial um acompanhamento à família como um todo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeos e livros

Vídeos e livros sobre TOC Palestra sobre TOC https://www.youtube.com/watch?v=Ar4BFRW3CYw https://www.youtube.com/watch?v=jbYs40cskr4 Livros

Protocolo

Protocolo       Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v29s2/art5

Quando a dúvida persiste

Quando a dúvida persiste         Uma das maiores consequências dos pensamentos intrusivos é o fato de provocar uma angustia e ansiedade grande no paciente que tem TOC, provocando dúvidas sobre o futuro. O paciente acha que um gesto ou uma ação sua pode provocar algo de ruim para si mesmo.        Acredita que suas pequenas ações modificam o futuro trazendo episódios ruins em sua vida. Com essa dúvida, ele acaba indagando as pessoas ao seu redor para saber se é possível tais fatos acontecerem. Só se tranquilizam quando escutam que não vai ocorrer nenhum mal a eles ou a outras pessoas. Esse processo todo apresenta muita ansiedade ao paciente e ele repete esse ciclo várias vezes dentro de um dia.         Por mais que escute que não vai acontecer nada ele ainda crê nos pensamentos intrusivos.