Pular para o conteúdo principal

Obsessões



Obsessões




Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes, experimentados como intrusivos e indesejáveis que invadem a consciência contra a vontade da pessoa. Causam acentuada ansiedade, medo ou desconforto, interferem nas atividades diárias, nas relações interpessoais ou ocupam boa parte do tempo do indivíduo. As obsessões também podem ser cenas, palavras, frases, números, músicas que o indivíduo não consegue afastar ou suprimir.


As obsessões mais comuns são os medos de contaminação e a preocupação com germes/sujeira, as dúvidas sobre a possibilidade de falhas e a necessidade de ter certeza. Também são comuns pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e perturbadores de conteúdo violento ou agressivo (ferir ou agredir outras pessoas), sexual (molestar uma criança, dúvidas sobre a orientação sexual) ou blasfemo (ofender a Deus); pensamentos supersticiosos relacionados a números, cores, datas ou horários; preocupação em que as coisas estejam alinhadas e simétricas ou no lugar "certo" e preocupações excessivas por armazenar, poupar ou guardar coisas inúteis (colecionamento).


Vamos aqui ressaltar que a forma de TOC mais grave que dificulta muito a vida do paciente é aquela em que ele tem obsessões em forma de pensamentos e trava uma batalha interna com esses pensamentos que são de conteúdo maldoso ao paciente, inclusive, com ameaças.



Fonte: http://www.ufrgs.br/toc



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeos e livros

Vídeos e livros sobre TOC Palestra sobre TOC https://www.youtube.com/watch?v=Ar4BFRW3CYw https://www.youtube.com/watch?v=jbYs40cskr4 Livros

Protocolo

Protocolo       Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v29s2/art5

Quando a dúvida persiste

Quando a dúvida persiste         Uma das maiores consequências dos pensamentos intrusivos é o fato de provocar uma angustia e ansiedade grande no paciente que tem TOC, provocando dúvidas sobre o futuro. O paciente acha que um gesto ou uma ação sua pode provocar algo de ruim para si mesmo.        Acredita que suas pequenas ações modificam o futuro trazendo episódios ruins em sua vida. Com essa dúvida, ele acaba indagando as pessoas ao seu redor para saber se é possível tais fatos acontecerem. Só se tranquilizam quando escutam que não vai ocorrer nenhum mal a eles ou a outras pessoas. Esse processo todo apresenta muita ansiedade ao paciente e ele repete esse ciclo várias vezes dentro de um dia.         Por mais que escute que não vai acontecer nada ele ainda crê nos pensamentos intrusivos.