Pular para o conteúdo principal

Tratamento Terapêutico



Tratamento Terapêutico


É indicada ao paciente com TOC a terapia cognitivo-comportamental que se baseia em terapia de exposição e prevenção de rituais (EPR). A terapia de exposição e prevenção de rituais é efetiva principalmente quando existem muitos rituais (lavagens, verificações) e quando o paciente adere precocemente aos exercícios de casa. Os exercícios são programados a partir dos sintomas que o paciente apresenta e de acordo com os níveis de dificuldade que tem para executá-los, iniciando sempre por aqueles que ele mesmo considera mais fáceis. Por exemplo: se o paciente necessita verificar o gás e o fogão várias vezes antes de deitar será solicitado que não o faça; ou se o paciente necessita lavar as mãos a todo o momento, será solicitado que se abstenha de fazê-lo; ou ainda se evita sentar no sofá quando chega da rua, ou tocar em maçanetas, dinheiro,objetos usados por outras pessoas (telefone público, mouse, teclado), será solicitado que o faça.


Também é muito útil o incremento de um profissional que faça o acompanhamento terapêutico junto ao paciente. O Acompanhamento Terapêutico (AT) é uma modalidade de atendimento que se caracteriza por intervenções no cotidiano de um paciente.  O acompanhante terapêutico tem como função ajudar  o paciente na sua (re)inserção no mundo social e cultural, acompanhando-o em atividades comuns diárias, entre elas: ir ao trabalho, a escola, ao banco, consultas médicas, entre outras. 



Fonte: http://www.ufrgs.br/toc


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeos e livros

Vídeos e livros sobre TOC Palestra sobre TOC https://www.youtube.com/watch?v=Ar4BFRW3CYw https://www.youtube.com/watch?v=jbYs40cskr4 Livros

Protocolo

Protocolo       Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v29s2/art5

Quando a dúvida persiste

Quando a dúvida persiste         Uma das maiores consequências dos pensamentos intrusivos é o fato de provocar uma angustia e ansiedade grande no paciente que tem TOC, provocando dúvidas sobre o futuro. O paciente acha que um gesto ou uma ação sua pode provocar algo de ruim para si mesmo.        Acredita que suas pequenas ações modificam o futuro trazendo episódios ruins em sua vida. Com essa dúvida, ele acaba indagando as pessoas ao seu redor para saber se é possível tais fatos acontecerem. Só se tranquilizam quando escutam que não vai ocorrer nenhum mal a eles ou a outras pessoas. Esse processo todo apresenta muita ansiedade ao paciente e ele repete esse ciclo várias vezes dentro de um dia.         Por mais que escute que não vai acontecer nada ele ainda crê nos pensamentos intrusivos.